Fonte ecológica, tipologia economiza 20% de tinta.

Muito se aconselha a não imprimir arquivos à toa, a reduzir o consumo de papel e, como consequencia, derrubar menos árvores… Mas o que as pessoas estão fazendo para diminuir o uso de tinta? A agência de comunicação holandesa SPRANQ pensou em uma solução amigável ao planeta. Depois de diversos experimentos tipográficos, os designers da agência chegaram a uma alternativa simples, mas muito criativa – daquelas que causam um suspiro de frustração por não ter, você mesmo, pensado nela antes.

Ao colocarem pequenos círculos brancos dentro das letras, conseguiram uma fonte de texto que promete economizar 20% dos gastos de tinta nas impressões. “Nós tentamos várias formas: letras bem finas, letras sem interior. Tentamos tirar traços, quadrados, estrelas e triângulos. Mas, o melhor resultado está na ausência de círculos nas fontes”, afirmam seus criadores.

A equipe garante que as letras são bastante legíveis, tanto na tela do computador quanto impressas, desde que usadas nos tamanhos 9 e 10. A fonte é compatível com Windows Vista, Windows XP, Mac OS X ou Linux. E, claro, não tem serifa (tipo de floreio que aumenta o consumo de tinta).

Para instalar, basta baixar o arquivo do site da SPRANQ e salvá-lo na pasta de fontes do seu computador. Se depois você não quiser mais utilizá-la, só é preciso excluir o arquivo da pasta.

Além de conservar tinta, a SPRANQ pretende estimular uma consciência nas pessoas e inspirar os grandes fabricantes de software e de impressoras para que façam inovações ecológicas. “Pense na quantidade de coisas que imprimimos. É realmente necessário ou jogamos fora papel e tinta?”, questionam.

Por isso, além de disponibilizar a Ecofont gratuitamente (clique aqui e use você também as ecoletrinhas), eles dão dicas de como economizar ainda mais durante as impressões. Confira:

Usuários: Imprima apenas o necessário. Use uma impressora eficiente e papel natural, ou seja, que não passou pelo processo de branqueamento;
Designers gráficos: utilize técnicas modernas que evitam o desperdício. Na hora de escolher o papel, leve em conta a questão ambiental;
Fabricantes: Invistam em tecnologias que favoreçam o meio ambiente.

Deixe um comentário