Tipos de papel

papel coloridoExistem uma infinidade de tipos de papel no mercado como pode comprovar em papelarias e lojas especializadas, porém alguns são muito comuns e compõem talvez 90% ou mais do volume impresso. Estes serão citados e descritos neste artigo:

  • Papel Off-set é um papel alcalino de alta alvura (brancura) com boa porosidade e absorção da tinta no processo de impressão off-set. Encontrado em vária gramatura: 63 a 240 g/m². Nas gramaturas mais leves é confundido com papel sulfite e nas gramaturas mais altas parece cartolina ou opalina.
  • Papel Sulfite é o papel mais comum para aqueles que não participam do universo gráfico. É aquele usado em casa e no escritório com gramaturas entre 75 e 90 g/m².
  • Papel Opalina é muito parecido com o papel off-set porém é um pouco mais compacto e liso, também com boa absorção. Geralmente utilizado em gramaturas maiores de 150 g/m².
  • Papel Couché é um papel também alcalino mas com um pouco menos de alvura que o anterior. Sua principal propriedade é a cobertura ou coat que recebe que lhe dá uma característica muito lisa podendo ser fosca ou brilhante. Essa cobertura diminue sua absorção. Nem todas as impressoras digitais imprimem neste papel com facilidade e qualidade, as mais modernas o fazem com muito boa qualidade.
  • Papel Filicoat é o papel criado pela Filiperson para impressão em impressoras a laser que não podiam imprimir em couché. Ele tem alguma cobertura mas não é tão liso como o couché e tem fibra mais mole.
  • Papel Reciclado é o papel produzido a partir de sobras ou aparas de papel, as vezes reutilizando papel já impresso ou utilizado podendo ser branco ou pardo e até colorido. Há muitos tipos de papel reciclado, porém o mais comum e em evidência é o Reciclato da Suzano que tem cor parda e é produzido a partir das aparas de outros papeis da fábrica que é reutilizada e compõe 30% (se não me engano) da massa que é completada com fibra virgem.

Em breve aumentamos a lista de descrição.

2 comentários sobre “Tipos de papel

Deixe um comentário